Nucleo de Tecnologia Educacional de Navirai
PROJETO
Produzindo Histórias na sala de Tecnologia
Naviraí, Junho de 2009.
Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra
Nucleo de Tecnologia Educacional de Navirai
PROJETO
Produzindo Histórias na sala de Tecnologia
Projeto apresentado ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da cidade de Naviraí do Mato Grosso do Sul- com a utilização das novas tecnologias como recursos pedagógicos, visando a melhoria do ensino/aprendizagem, ministrado na sala de Tecnologia Educacional, desta escola, sob orientação das professoras Giusany Pinto Pereira Pacheco e Regiani Soares de Souza.
Naviraí/ MS
Abril de 2011
Introdução
Este Projeto tem por objetivo inserir as crianças do Ensino Fundamental I no mundo tecnológico mostrando – lhes que estes recursos podem ser usados tanto para o lazer quanto para o aprendizado.
Justificativa:
Este projeto sera desenvolvido na Escola Estadual eurico Gaspar Dutra, primeiramente para atender a uma exigência do curso Linux Educacional 40 h- (Núcleo de Tecnologia Educacional) entendendo que o mesmo faz parte das funções atribuídas aos professores das salas de tecnologias.
Num segundo momento, tem por finalidade auxiliar os professores regentes no desenvolvimento de suas aulas no laboratório de Informática, apresentando-lhes alguns programas, no caso, o Haga-Quê, e auxiliando-os no que for necessário.
Entendemos que, para que ocorra o aprendizado da língua escrita, faz-se necessário um contato constante com livros e textos, sendo também imprescindível a elaboração de textos pelos alunos. Nesse sentido, unimos a produção textual à tecnologia.
A tecnologia na educação é uma ótima ferramenta para o enriquecimento das aulas, bem como para o desenvolvimento de habilidades.
Objetivos Gerais:
Incentivar a produção de texto de forma alegre, promovendo assim a ludicidade com produções de histórias em quadrinhos.
Objetivos Específicos:
- Proporcionar o constante contato com as ferramentas tecnológicas;
- Instigar a curiosidade, levando –a ao aprendizado;
- Familiarizar a criança com o computador, deixando-a manusear livremente;
- Orientar a criação das histórias;
- Verificar o grau de aprendizado das palavras
- Verificar a criatividade e a capacidade de produzir histórias lógicas.
Desenvolvimento:
Nas primeiras aulas, as crianças conheceram o programa Haga-Quê de forma bastante lúdica, sem o compromisso de produzir os textos.
Nas aulas seguintes as professoras auxiliaram as crianças a mexer no programa, mostrando-lhes os demais recursos que o programa possuía.
As crianças foram orientadas a produzir uma seqüência histórica. Vários exemplos foram dados de produções de histórias.
Na sala de aula, os alunos tiveram contatos com histórias em quadrinhos, desenhos para inserirem textos,leitura, etc.
Recursos Humanos
· Professora da Sala de Tecnologia.
· Professora Regente
· Alunos do 3º Ano Turma B Vespertino
Recursos Materiais
· Computador
· Programa Hagá Quê
· Histórias Impressas
· Textos Impressos
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados durante a realização do projeto de forma contínua , será observado a criatividade, o interesse e a participação de cada dupla .
Tempo de Duração : 10 horas aulas.
Professoras: Mauricio Candido
Giusany Pinto Pereira Pacheco.
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