Refletir sobre a nova cultura da aprendizagem é um fator de grande importância principalmente para quem trabalha inserido nos sistemas educacionais . Os profissionais da educação devem recriar os espaços instrucionais atuais atendendo a demanda das novas tecnologias e adaptando-se a elas.
Há sempre uma nova maneira de aprender e ampliar o mundo cultual de nossos alunos, para que isso aconteça os professores devem ser flexíveis, buscando cada vez mais novas estratégias de ensino e aprendizagem, para que tenha condições de preparar o aluno não apenas para o ambiente escolar, mas para a vida em sociedade.
A tecnologia não pode ser ignorada desde o processo de alfabetização, tendo em vista que ela esta presente procurando atender as exigências da sociedade, procurando formar cidadãos flexíveis, eficazes e autônomos.
A escola deve ir além da transmissão de conhecimento, tendo em vista que o aluno atualmente deva descobrir-se como ser capaz de interagir-se com as novas tecnologias transformando informações em conhecimento.
Apesar de não prevermos a validade dos novos processos tecnológicos, temos que acompanhá-los constantemente, procurando seguir as mudanças tecnológicas e científicas em que vivemos, temos que nos atualizar para não deixar nossos conhecimentos estagnados diante de novas e imprevisíveis demandas de aprendizagem.
Trabalhar novas habilidades, buscar novas competências é a chave para o caminho das metas essenciais a serem atingidas diante da nova sociedade do conhecimento.
A nova cultura da aprendizagem solicita dos professores que explorem as diferentes áreas do currículo e para acompanhar esta gestão metacognitiva do conhecimento devem ser trabalhadas as seguintes competências:Aquisição de informação; 2) Interpretação da informação; 3) Análise da informação; 4) Compreensão da informação; 5) Comunicação da informação.
Os processos de aprendizagem a aquisição dos conhecimentos são essenciais nos ambientes de aprendizagem e para termos acesso às múltiplas formas culturais temos que vencer todos os desafios existentes e inserir os instrumentos tecnológicos essenciais em nosso dia-a-dia mudando a mentalidade, nossas concepções e novas maneiras de ver o mundo do conhecimento.
Mauricio Candido
Nenhum comentário:
Postar um comentário