quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Atv 3.5 - Projeto de Trabalho em Sala de Aula com a Integração de Tecnologias ao Curriculo

Escola a ser desenvolvida o projeto

E.E. Presidente Médici



PROJETO
(Mitose e Meiose através de Parodias)









Naviraí, Novembro 2011












Escola Estadual Presidente Médici


Autor: Mauricio Candido









PROJETO
Mitose e Meiose através de Parodias



Projeto apresentado ao Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da cidade de Naviraí do Mato Grosso do Sul- com a utilização das novas tecnologias como recursos pedagógicos, Curso TICs, visando a melhoria do ensino/aprendizagem, ministrado na sala de Tecnologia Educacional, desta escola, sob orientação das professor Rogério Kozima



Naviraí/ MS
Novembro

Introdução :
A célula é a unidade básica da vida e os sistemas vivos crescem pela multiplicação de células. Nos organismos unicelulares, as células crescem até certo tamanho pela assimilação de material do ambiente e pelo uso desses materiais em novas moléculas funcionais e estruturais. Ao atingirem um dado tamanho, dividem-se. As células-irmãs, cada qual metade em tamanho da célula original, crescem por sua vez. No organismo unicelular, a divisão celular pode ocorrer todos os dias ou mesmo em intervalos de poucas horas, produzindo uma sucessão de organismos potencialmente imortais. Em muitos animais e plantas unicelulares, a divisão celular é o meio pelo qual o organismo cresce e também o meio pelo qual tecidos lesados ou gastos são substituídos ou reparados. Em todos esses exemplos, as células produzidas são estrutural e funcionalmente semelhantes entre si e às células parentais.


Justificativa:
A principal justificativa desta atividade é o fato de que somente cerca de 10% dos estudantes conseguem entender que a segregação dos alelos de um gene (1ª lei de Mendel) e a segregação independente dos alelos que determinam características distintas (2ª lei de Mendel) ocorrem como conseqüência dos genes estarem localizados nos cromossomos e do comportamento destes durante a formação dos gametas (meiose). Uma outra justificativa, é que há muito a Biologia e a Genética vêm saindo do laboratório e se integrando ao cotidiano das pessoas. No decorrer da história humana sempre houve muita curiosidade sobre a herança biológica, isto é, sobre como os filhos herdam as características dos pais. Mesmo antes de sabermos
que o DNA é o material hereditário, a Genética já afetava nossas vidas de diversas maneiras. A seleção genética permitiu obter linhagens de animais e plantas mais produtivas, mais saborosas, mais ricas em vitaminas, etc. Atualmente, a produção mundial de alimentos vem aumentando e sua qualidade tem sido aprimorada
graças à aplicação de conhecimentos genéticos. O desenvolvimento da Genética também tem permitido saber como certas doenças são transmitidas ao longo das
gerações. Conhecendo-se o modo de transmissão hereditária de uma patologia é possível, por exemplo, estimar as chances de uma casal vir a ter filhos portadores. Com isso pode-se realizar o aconselhamento genético, ou seja, orientar casais alertando-os para uma gravidez de alto risco, que poderia ser evitada.
Atualmente, conhecermos princípios da Genética e seus eventuais benefícios e riscos é de fundamental importância para uma participação ativa e consciente na sociedade contemporânea, em discussões como o aborto terapêutico, o uso de alimentos geneticamente modificados, a terapia gênica, etc. É importante que todo cidadão conheça os fundamentos desta área da ciência, uma vez que sua aplicação afeta diretamente nossas vidas e, se for mal empregada, poderá acarretar conseqüências dramáticas não apenas para nossa geração, mas também para as gerações futuras (Amabis e Martho, 2001).



Objetivos Gerais:
O conceito do aprendendo a aprender marcou uma época histórica da educação, pela defesa da idéia de que são as pessoas que devem buscar o conhecimento, num processo contínuo de atualização, que leve cada um a adquirir os instrumentos para uma permanente renovação do saber. A essência da formação do indivíduo é a compreensão do modo como os saberes se organizaram e reorganizaram. Entretanto, os conhecimentos sempre serão essenciais em qualquer processo de aprendizagem. Em toda situação pedagógica há um professor, um aluno e um saber. Na pedagogia clássica, o professor está ligado ao saber e o aluno tem muito pouca importância no processo; na pedagogia dita inovadora, o professor está ligado ao aluno e o saber tem um papel secundário. Atualmente, o caminho é no sentido de privilegiar a relação entre o aluno e o saber, cabendo ao professor papel fundamental, não tanto na transmissão do saber, mas como mediador e facilitador, no apoio ao aluno na construção e na configuração desse saber. As atividades práticas, as simulações e os jogos são elementos muito valiosos no processo de apropriação do conhecimento. Permitem o
desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação,
das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe utilizando a relação cooperação/competição em um contexto formativo. A interação oferece o estímulo e o ambiente propícios que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permitem ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais e profissionais para estimular nos alunos a capacidade de comunicação e expressão mostrando-lhes uma nova maneira, lúdica, prazerosa e participativa de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos. A utilização de parodias para o entendimento da meiose propicia ao aluno assimilar no plano concreto os principais eventos relacionados à transmissão das características hereditárias, o que permite que a aprendizagem se processe de uma maneira integral e global, ganhando um novo significado.





Desenvolvimento:
A sala será dividida em cinco grupos, cada grupo ficará responsável por desenvolverem uma parodia referente a meiose ou mitose após assistir vários vídeo no yotube , o grupo fará pesquisa na internet , sobre os eventos que procedem as fazes em questão, com a pesquisa realizada , cada grupo ira elaborar um texto em forma de parodia, que será apresentado para a sala e editado, para após a realização do trabalho ser exibido na escola através de um concurso de parodia sobre mitose e meiose


Recursos Humanos: alunos do primeiro ano

Recursos Materiais; Câmara fotográfica, Filmadora, Data Show, Computadores, Internet

AVALIAÇÃO FORMATIVA
Muitas estratégias de avaliação formativa oferecem a alunos e professores os tipos de informação necessários ao aprimoramento do aprendizado: Assim será aplicado a avaliação obedecendo os critérios abaixo
1. Estratégias para definir as necessidades dos alunos, como examinar o trabalho do aluno, analisando organizadores parodias e realizando debates
2. Estratégias para estimular a autonomia, como auto-avaliação, comentários dos colegas e agrupamento cooperativo
3. Estratégias para monitorar o progresso, como observações informais, anotações circunstanciais e registros de aprendizado
4. Estratégias para verificar o entendimento, como diários, entrevistas e questionamento informal



Tempo de Duração : 15 dias

CRONOGRAMA
Atividades Outubro Novembro Dezembro
Elaboração do projeto
X
X

Aplicação do Projeto X
Apresentação e Avaliação X



Referencias bibliográficas
http://www.youtube.com/watch?v=_WNZbMRxyGA

http://www.angelfire.com/al/alessandroestudos/mitose.html

http://www.algosobre.com.br/biologia/divisao-celular.html

http://rubiaribeirooliveira.blogspot.com/2008/11/mitose-e-meiose.html
http://educacao.uol.com.br/biologia/mitose-e-meiose-os-dois-processos-de-divisao-celular.jhtm

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