quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sintese sobre: Os conteúdos identificados no projeto a ser desenvolvido com seus alunos inserido no currículo formal

Currículo e ensino não são sinônimos, embora sejam conceitos inter-relacionados. A elaboração de um currículo depende diretamente da concepção de conhecimento, ensino e aprendizagem que se tem. O currículo tem sido orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultante de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance
determinados resultados. No entanto, o desenvolvimento do currículo na realidade da escola e no contexto da sala de aula vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno
escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional.
Temos consciência de que o uso de tecnologias de informação e comunicação, que surgiram separadas, convergiram e passaram a compor um único dispositivo, modificam profundamente o modo
como desenvolvemos atividades. Discutimos as mudanças que a Internet está provocando em nossa vida,nas compras, no sistema bancário...
Neste curso olhamos para a escola, as tecnologias, os projetos e o currículo...
Os projetos de trabalho que começam em sala de aula podem continuar em outros lugares e tempos, do mesmo modo que podem originar-se de acontecimentos externos à escola.

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